Ainda que seja em pleno Carnaval
Me apropriei da tradição de uma amiga querida (oi, ermã) que gosta de começar o novo ano fazendo ou aprendendo algo novo, e resolvi implementar na minha vida em outra época do ano que considero ainda mais importante: meu aniversário. Fim de semana passado teve estreia na escolinha de surfe e agora, essa newsletter. Legal demais <3
Queria desabafar que nunca entendi quem não faz questão de comemorar o aniversário. Pensa numa coisa: seus pais, um dia e hora estipulados, uma conjuntura astral específica e você vem ao mundo. Um serzinho com todas as particularidades que te fazem ser único. Jura que isso não é motivo de celebração?
Considero como rituais de passagem de uma fase para outra, e dar as costas aos rituais pode deixar a vida bem sem graça.
E aí, pra mim funciona assim: pode não ter festa, pode ser no meio do Carnaval, posso estar sozinha, mas tem que ter um bolo espetacular, lindamente decorado, e flores, tanto faz se compradas ou recebidas – eu sou precavida, costumo escolher um arranjo que goste e arrumo na casa uns 2 dias antes pra já ir entrando no clima.
Quanto ao bolo, nunca faço. Por trabalhar com comida e cozinhar sempre, o ano todo, considero um petit plaisir ter um bolo favorito encomendado e que chegue prontinho, feito especialmente para a ocasião. Já tem uns 4 anos que encomendo com a Tammy Montagna, uma confeiteira americana maravilhosa que faz obras de arte.
Aí arrumo num prato bonito, pego a garrafa de espumante gelada e sirvo uma taça. Fecho os olhos, agradeço pela generosidade do universo em estar viva e ter saúde, pelos ensinamentos do ano anterior e medito sobre tudo de gostoso que desejo para o novo ciclo.
No sábado, acordei e me lembrei de uma foto que tinha de pequena. Fantasiada, em pleno Carnaval, na varanda de um apartamento na praia que meus avós tinham. Mandei pra minha mãe e ouvi: vc sempre amou fantasia, filha. Talvez seja por isso que amo tanto fazer aniversário – é uma chance de me reinventar, de viver outro personagem, de tentar algo novo, de brilhar.
Uma nova chance.